Contabilidade é auxílio para empresas da saúde em época de restrições

28 de setembro de 2021by Hans Geise

A busca por consultoria e soluções financeiras especializadas na área de saúde tem sido o caminho adotado por clínicas, hospitais e prestadores de serviços médicos para garantir a sustentabilidade de seus negócios, sobretudo neste momento de restrições causadas pela pandemia de Covid-19. A gestão contábil, fiscal e tributária que atenda às especificidades do setor evita a ocorrência dos chamados ralos financeiros.

E o cenário impõe não deixar ralos abertos. Levantamento da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp, 03/2021) aponta que, entre 118 estabelecimentos associados, houve acréscimo de despesas acima do incremento das receitas (8,1% contra 3,1%) durante o ano passado. No início da pandemia, a organização Médicos Sem Jaleco já tinha identificado, entre profissionais, tombo de 82% nas receitas.

Uma gestão contábil e fiscal que se atente às peculiaridades da especialidade médica, separando simples consultas de exames, procedimentos e cirurgias, consegue identificar quais são as despesas desnecessárias – incluindo o pagamento de tributos indevidos. São os recursos despendidos sem necessidade que se podem classificar como ralos financeiros.

O relato de cirurgiões e médicos especialistas ilustra muito bem a importância da gestão especializada. Por exemplo, o que, até anos atrás, em pagamento dos tributos era feito mediante contabilidade generalista nunca se atentava a alíquotas específicas para a saúde, que variam de acordo com as atividades e procedimentos realizados.

É possível descobrir opções de menor tributação, de incidência de alíquotas menores. O resultado da gestão especializada pode significar em uma diminuição drástica das despesas com tributos. Em muitos casos, até mais que isso. É possível até se obter a restituição dos impostos pagos a mais, dentro do período e prazo estipulados pela legislação.

Uma parceria com uma contabilidade especializada pode resultar em soluções financeiras também especializadas em saúde, dando uma visão mais ampla ao cliente final da gestão no setor com a identificação de categorias específicas de tributação – taxações diferentes sobre valores de consulta, exames e cirurgias.

Efeitos

Tapar ralos financeiros com os identificados se torna ainda mais imprescindível neste momento em que várias especialidades médicas registram diminuição de atendimentos e, consequentemente, de receitas. Houve casos em que a queda identificada na receita chegou a 30%. Automaticamente, a primeira e difícil decisão para proprietários conscientes é demitir. Contudo, com o agravamento da pandemia em curso desde fevereiro e, novas medidas de restrições, o receio de outro impacto volta a exigir precauções extras. Os efeitos só não chegam a ser mais drásticos, ou efetivos neste sentido, justamente quando há uma gestão especializada.

É possível reduzir despesas com tributos que antes eram pagos além dos que são obrigatórios, evitando o fechamento das clínicas ou consultórios, ou demissão total do quadro de colaboradores. Recursos economizados muito importantes para o dia a dia.

Clientes da One Percent podem testemunhar situações destas e diferenciadas com depoimentos de médicos, enfermeiros, dentistas de consultórios atualmente atendidos. Uma consultoria financeira e a gestão contábil especializada se mostram decisivas. Trata-se de oferecer e dar uma maior organização e agilidade na tomada de decisões para os profissionais liberais, que são essenciais, para atravessar os momentos críticos.

*Fonte: deducao.com.br

Hans Geise

Serviços
OnePercent
Resolvemos problemas e suportamos diversos clientes nas áreas contábil, fiscal, departamento pessoal, recursos humanos e tributário
Nossa presença
Redes sociais
Visite nossas redes sociais.
Serviços
OnePercent
Resolvemos problemas e suportamos diversos clientes nas áreas contábil, fiscal, departamento pessoal, recursos humanos e tributário
Nossa presença
Redes sociais
Visite nossas redes sociais.

Copyright by OnePercent. All rights reserved.

Copyright by OnePercent. All rights reserved.